terça-feira, 20 de agosto de 2013

Peregrinação pelo ano da Fé


A Arquidiocese de São Paulo realizará diversas peregrinações em alusão ao Ano da Fé. Desde o início deste mês de agosto, após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os atos religiosos já estão sendo promovidos.
O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, enviou carta aos párocos, vigários e administradores paroquiais da Arquidiocese de São Paulo com o intuito de ressaltar a importância da participação de todo o Povo de Deus nas peregrinações.
Logo no início da mensagem, o Cardeal citou a passagem bíblica de São Lucas, que diz: “Senhor, aumentai a nossa Fé!” (Lc 17,5), explicando, com base em um trecho da Encíclica Lumen Fidei, publicada pelo Papa Francisco, que “a Fé, de fato, é um dom sobrenatural, que deve ser buscado e pedido a Deus, que não deixa de dar em abundância a luz da Fé a àqueles que, sinceramente, a procuram.”
Dom Odilo relatou as iniciativas realizadas pela Arquidiocese desde a abertura do Ano da Fé, em outubro de 2012, com o propósito de “renovar e aprofundar o encontro com Deus e a resposta da Fé.” Ele ainda desejou votos para que a Lumen Fidei, do Santo Padre, “seja refletida com o povo nas catequeses e momentos de formação.”
O Cardeal explica que há um significado especial neste gesto religioso, que condiz a “recorda-nos que somos “peregrinos na Fé”, e não caminhamos sozinhos, “mas com tantos irmãos nossos.”
“A Catedral é a Igreja-Mãe da Arquidiocese, que simboliza a unidade da Fé da Igreja. Na Catedral, encontra-se a “cátedra” do Bispo, sinal do ensinamento da “doutrina dos Apóstolos”, escreveu.
Ao falar da importância do bispo, Dom Odilo revelou que ele “tem a missão de instruir e confirmar na reta Fé, de manter unida na Fé eclesial a Comunidade que lhe está confiada, em comunhão com os demais bispos e com o Sucessor de Pedro.”
No final da carta, o Arcebispo convidou os fiéis a participarem das peregrinações de suas respectivas Regiões Episcopais, nas datas já previstas anteriormente, além de incentivar a participação de grupos especiais, que terão peregrinações em ocasiões próprias, conforme a programação enviada pelo próprio Dom Odilo.
Durante todas as peregrinações pela Arquidiocese de São Paulo, os participantes terão a possibilidade de ganhar a indulgência plenária, tendo em conta as condições postas pela Igreja para obter essa graça especial, entre elas, o arrependimento e a confissão dos pecados; o propósito sincero de vida segundo o Evangelho; profissão de Fé e a participação na Eucaristia e oração pelo Papa e pela Igreja. (LMI)
Por Gaudium Press, com Arquidiocese de São Paulo
- See more at: http://noticiascatolicas.com.br/arquidiocese-de-sao-paulo-realiza-peregrinacoes-pelo-ano-da-fe.html#sthash.tTVIc4H3.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário