terça-feira, 20 de agosto de 2013

A MEDIDA DE TODAS AS COISAS É O AMOR...

Dentre todos os dons, o único que não vai acabar é o amor. 
Da mesma maneira, só permanecerá o que for feito no amor.
Até a fé vai acabar um dia. Só permanecerá o que for feito no amor e só permanece o amor com que as coisas foram feitas.
Hoje, voce precisa guidar de sua casa: varrer, cozinhar, passar.... e amanhã tudo isso irá desaparecer, porque novamente será preciso varrer, cozinhar..mas o amor com que você fez essas coisas permanecerá.

Na nossa vida tudo vai passar. Por isso, é preciso ser esperto e colocar amor em tudo que fazemos.
Avida é feita de alegrias e tristezas, nem tudo serão rosas, enfrentaremos espinhos, teremos que repetir todos os dias as tarefas rotineiras, calar diante de uma injustiça, saber lidar com o chefe, 
colegas... Depende de cada um de nós ganhar ou perder tudo aquilo que fizemos. Pois, até mesmos as coisas grandiosas que fazemos se não tiver amor de nada valerão. Mas as menores coisas, as mais insignificantes, feitas com amor permanecerão. 
A medida de todas as coisas é o amor.
Monsenhor Jonas Abib.
http://blog.cancaonova.com/saojosedoscampos/2013/08/20/a-medida-de-todas-as-coisas-e-o-amor/

DEUS É A MINHA FELICIDADE.


20/08/2013
Hoje é dia de São Bernardo.

Ele trabalhou muito para estabelecer a paz na Igreja
a atitude dele tem a haver com o velho Jedeão que era pequeno e se fez grande diante do chamado e vontade de Deus.
Para isso temos que ser humilde porque Deus vê nossa atitude.
Jedeão se escondia, não queria aparecer diante dos outros e de Deus.
Mas Deus o viu e escolheu para uma missão.
Ele custou a atender o seu chamado, dizia: como sou pequeno, indefeso
para acolher a palavra de Deus!
Mas não tinha escolha e disse sim ao chamado de Deus.
Portanto façamos como ele, a vocação não pode esperar, o momento deverá ser decisivo agora para atender ao chamado de Deus.
Vamos ser dóceis, pequenos ouvindo mais porque é Ele que nos escolhe, pois o dom é ele quem nos dá e procura a quem quer dar.
Jedeão é para nós uma modelo de fé e mereceu o chamado de Deus por ser frágil e pequeno aos olhos de Deus.
Potanto a sua vocação, a sua vida foi mexida pelos olhos de Deus.
Precisamos ter no coração que Deus nos amar muito e Ele se incomoda por nós, por isso devemos ficar atentos para ouvi-lo.
Ele olha as nossas atitudes, nossos pensamentos, nossa simplicidade e coloca-se diante de nós para fazer-nos merecedores de suas graças porque são pessoas assim que Deus escolhe para continuar toda a sua ação evangélica a todos outros que não buscam conhecer aquele que nos faz feliz.
Sem Deus, sem conhecer o amor de dele, somos fracos, tristes sem amor.
Procure estar junto a Deus para encher-se de sua graça tornando-se felizes.
Pois para isso nascemos, e viemos ao mundo para termos felicidades com Deus.

Fonte: blog.cancaonova.com

É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. Mt 19,23-30





Proclamação do evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.

Naquele tempo, 
23-Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! 
24-Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
25-A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? 
26-Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível.
27-Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós?
28-Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
29-E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. 
30-Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros. – Palavra da salvação.

Reflexão:
A nossa vida é condicionada por muitos fatores que marcam a natureza humana decaída por causa do pecado. Esses fatores, em geral, nos afastam de Deus e nos impedem de viver plenamente a proposta do Evangelho. A maior dificuldade para superarmos esses fatores se encontra no fato de que nós somos seres naturais, portanto submissos às leis da natureza decaída de modo que para nós isso é impossível. Mas Jesus nos diz no Evangelho de hoje: ‘Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível’. Somente confiando plenamente na graça divina e procurando corresponder a ela é que poderemos viver o Evangelho apesar das nossas fraquezas e dos desafios que a vida nos impõe.

Peregrinação pelo ano da Fé


A Arquidiocese de São Paulo realizará diversas peregrinações em alusão ao Ano da Fé. Desde o início deste mês de agosto, após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os atos religiosos já estão sendo promovidos.
O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, enviou carta aos párocos, vigários e administradores paroquiais da Arquidiocese de São Paulo com o intuito de ressaltar a importância da participação de todo o Povo de Deus nas peregrinações.
Logo no início da mensagem, o Cardeal citou a passagem bíblica de São Lucas, que diz: “Senhor, aumentai a nossa Fé!” (Lc 17,5), explicando, com base em um trecho da Encíclica Lumen Fidei, publicada pelo Papa Francisco, que “a Fé, de fato, é um dom sobrenatural, que deve ser buscado e pedido a Deus, que não deixa de dar em abundância a luz da Fé a àqueles que, sinceramente, a procuram.”
Dom Odilo relatou as iniciativas realizadas pela Arquidiocese desde a abertura do Ano da Fé, em outubro de 2012, com o propósito de “renovar e aprofundar o encontro com Deus e a resposta da Fé.” Ele ainda desejou votos para que a Lumen Fidei, do Santo Padre, “seja refletida com o povo nas catequeses e momentos de formação.”
O Cardeal explica que há um significado especial neste gesto religioso, que condiz a “recorda-nos que somos “peregrinos na Fé”, e não caminhamos sozinhos, “mas com tantos irmãos nossos.”
“A Catedral é a Igreja-Mãe da Arquidiocese, que simboliza a unidade da Fé da Igreja. Na Catedral, encontra-se a “cátedra” do Bispo, sinal do ensinamento da “doutrina dos Apóstolos”, escreveu.
Ao falar da importância do bispo, Dom Odilo revelou que ele “tem a missão de instruir e confirmar na reta Fé, de manter unida na Fé eclesial a Comunidade que lhe está confiada, em comunhão com os demais bispos e com o Sucessor de Pedro.”
No final da carta, o Arcebispo convidou os fiéis a participarem das peregrinações de suas respectivas Regiões Episcopais, nas datas já previstas anteriormente, além de incentivar a participação de grupos especiais, que terão peregrinações em ocasiões próprias, conforme a programação enviada pelo próprio Dom Odilo.
Durante todas as peregrinações pela Arquidiocese de São Paulo, os participantes terão a possibilidade de ganhar a indulgência plenária, tendo em conta as condições postas pela Igreja para obter essa graça especial, entre elas, o arrependimento e a confissão dos pecados; o propósito sincero de vida segundo o Evangelho; profissão de Fé e a participação na Eucaristia e oração pelo Papa e pela Igreja. (LMI)
Por Gaudium Press, com Arquidiocese de São Paulo
- See more at: http://noticiascatolicas.com.br/arquidiocese-de-sao-paulo-realiza-peregrinacoes-pelo-ano-da-fe.html#sthash.tTVIc4H3.dpuf

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Papa Francisco agradece, em carta ao presidente da CNBB, acolhida no Brasil

O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, recebeu na última semana uma carta do papa Francisco. No texto, o Santo Padre agradece a acolhida recebida no Brasil e, em especial, na cidade de Aparecida.



Confira a íntegra da carta:
Querido irmão,
Venho renovar-lhe a expressão do meu agradecimento e, através de sua pessoa, a todos quantos o mesmo seja devido nessa amada diocese, particularmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pelo carinho que me receberam e tudo predispuseram da melhor maneira para que eu pudesse visitar a casa da Mãe de todos os brasileiros.
Guardo indeléveis, na memória e no coração, as imagens daquela ativa assembleia litúrgica e da multidão festiva que na esplanada do Santuário, mesmo com frio e a chuva, quiseram acompanhar-me na minha peregrinação à Aparecida. Sem dúvidas foi também uma oportunidade para reviver as belas recordações da minha permanência no Santuário, durante a Quinta Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Confiei a Ela, Nossa Mãe, a vida de cada brasileiro, bem como pedi que fizesse arder no coração de cada sacerdote desse imenso País um zelo sempre maior por anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.
Peço-lhe também para que, na sua qualidade de Presidente da CNBB, se faça intérprete do meu vivo apreço e gratidão aos Bispos do Brasil, a todos os párocos, pastorais e movimentos eclesiais pelo carinho e empenho postos na preparação e realização da Jornada Mundial da Juventude. Esta foi, certamente, um evento em que o Senhor cumulou de graças a Igreja que está no Brasil. Faço votos para que as sementes que foram lançadas possam frutificar permitindo uma nova primavera para a Igreja nesta amada Nação.
Reconhecido, retribuo todas as gentilezas recebidas, confiando a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as dioceses e prelazias brasileiras, juntamente com os seus pastores, enquanto de coração a todos concedo uma especial Benção Apostólica e peço que, por favor, não deixem de rezar por mim.
Vaticano, 2 de Agosto de 2013.
Por CNBB, com Portal A12
- See more at: http://noticiascatolicas.com.br/papa-francisco-agradece-em-carta-ao-presidente-da-cnbb-acolhida-no-brasil.html#sthash.VTcujMop.dpuf

Evangelho (Mt 19,16-22)











— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 
16-alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 
17-Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 
18-O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 
19-honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
20-O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?”
21-Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 
22-Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Responsório (SI 105,34-44)

 Responsório (Sl 105,34-44)

— Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
— Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

— Não quiseram suprimir aqueles povos, que o Senhor tinha mandado exterminar; misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados.
— Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios.
— Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo e o Senhor abominou a sua herança.
— Quantas vezes o Senhor os libertou! Eles, porém, por malvadez o provocavam, mas o Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição.

Segunda Feira 19/08/2013

Primeira Leitura (Jz 2,11-19)

Leitura do Livro dos Juízes.








Naqueles dias 
11-Os filhos de Israel fizeram o que desagrada ao Senhor, servindo a deuses cana­neus. 
12-Abandonaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram outros deuses dos povos que em torno deles habitavam, e os adoraram, provocando assim a ira do Senhor.
13-Afastaram-se do Senhor, para servir a Baal e a Astarte. 
14-Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou nas mãos dos salteadores que os saqueavam, e os vendeu aos inimigos que habitavam nas redondezas. E eles não puderam resistir aos seus adversários. 
15-Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A sua aflição era extrema.
16-Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores.
17-Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles.
18-Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos. 
19-Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não desistiram de suas obras perversas nem da sua conduta obstinada.



- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

domingo, 18 de agosto de 2013

A genealogia de Jesus Cristo


A genealogia de Jesus Cristo
A genealogia de Jesus Cristo [Mateus 1:1 - Mateus 1:17]

·             Livro da genealogia  de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão;
       Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos;
·      Udá gerou Perez e Zerá, com sua mulher Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão;
·      De Arão nasceu Aminadabe; De Aminadabe nasceu Nasom; De Nasom nasceu Salmom;
·      De Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe, de Booz e Rute, nasceu Obede; Obede gerou Jessé;
·      E Jessé gerou o rei Davi. De Davi nasceu Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;
·      De Salomão nasceu Roboão; de Roboão nasceu Abias; Abias gerou Asafe;
·      De Asafe nasceu Josafá; de Josafá nasceu Jorão; Jorão gerou Ozias;
·      De Ozias nasceu Joatão; a Joatão nasceu Acaz; a Acaz nasceuEzequias;
·      De Ezequias nasceu Manassés; de Manassés nasceu Amom; a Amom gerou Josias;
·      De Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia.
·      Depois da deportação para Babilônia Jeconias gerou Salatiel; de Salatiel nasceu Zorobabel;
·      De Zorobabel nasceu Abiúde; de Abiúde nasceu Eliaquim; Eliaquim gerou Azor;
·      De Azor nasceu Sadoque; de Sadoque nasceu Aquim; de Aquim nasceu Eliúde;
·      De Eliúde nasceu Eleazar; de Eleazar nasceu Matã; de Matã nasceu Jacó;
·      De Jacó nasceu José, marido de Maria , da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo.
Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, cartoze de Davi até o exilio na Babilonia, e cartoze do exilio até Cristo.